Jogo Prêmio Nobel de Atomística

VERSÃO BETA

Carlos Alberto dos Santos, Eliabe Maxsuel de Aquino
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Trata-se de um jogo com elementos de RPG para estimular a aprendizagem de atomística. O jogo pretende emular o que ocorre na vida de um cientista de ponta. As questões emulam os projetos de pesquisa na vida real. Na vida real, nem sempre os projetos são bem sucedidos. É o que ocorre aqui quando o jogador erra uma questão. Algumas vezes o projeto é bem sucedido, mas o cientista perde a chance de publicá-lo porque alguém já fez isso antes dele. É o que ocorre aqui quando depois de uma resposta certa o programa sorteia AZAR e o jogador não ganha o ponto.

O jogo é desenvolvido em dois ambientes:

  • Gabinete virtual de trabalho do jogador, onde ele realiza seus projetos, representados pelas questões;
  • Biblioteca virtual, onde ele se prepara para realizar suas pesquisas, ou seja responder as questões;
  • Inicialmente o jogador tem duas alternativas:

  • Estudar;
  • Jogar.
  • Na primeira alternativa ele pode seguir a sequência de aprendizagem contida em um hipertexto, ou seguir uma sequência própria, orientada por mapas conceituais. Qualquer que seja a sequência, ele passará pela biblioteca para retirar material didático (hipertextos).

    Na opção jogar, o jogador começa no nível de graduação. Quando ele acertar 3 questões fáceis, 3 intermediárias e 3 avançadas de cada tópico (Modelo Atômico; Propriedades Atômicas da Matéria; Tabela Periódica; Radioatividade), ele passa para o nível de mestrado. De modo análogo ele passa para o nível de doutorado. Quando o jogador acertar a terceira questão avançada do último tópico no doutorado, ele ganha o Prêmio Nobel. Ou seja, no mínimo ele deve responder corretamente a 36 questões.

    Os elementos de RPG aparecem na interação de um personagem tipo Orientador Acadêmico com o jogador. Essa interação se dá antes e depois das questões. Antes da questão, o Orientador informa sobre o tema a ser questionado. O aluno tem a oportunidade de sair temporariamente do jogo para estudar, caso tenha dúvidas sobre seu nível de conhecimento no tópico a ser questionado. Isso lhe ajuda a não perder ponto.

    Se o jogador erra a questão, o Orientador informa qual o assunto ele deve estudar para responder àquele tipo de questão, e imediatamente o encaminha para a biblioteca, ou seja para o link contendo o assunto.